quinta-feira, 18 de março de 2010

Relatorio Nº3(primeira parte do relatorio)

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
DE MINAS GERAIS
LACTEA - LABORATÓRIO ABERTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E ARTE
FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DE PROJETO
1. TÍTULO DO PROJETO: MANGUEIRA NIVELADORA DE PRESSÃO.

2. EQUIPE: Engenharia Mecânica/ lactea2010@yahoo.com.br /
Alunos participantes: Bruno Dias Canhestro; Amanda Azevedo; Vinicius Simões Thomaz; Bernardo Mafra.


professor orientador/coordenador do projeto: Paulo Ventura.

monitores: Marcelo.

3. SITUAÇÃO – PROBLEMA:

Partindo de uma situação vivida por um membro do grupo no qual durante uma viagem em família o pneu do carro furou na estrada e, ao conferir o estepe, se deparou com o mesmo vazio. Logo, ele se encontrou em uma situação em que dois pneus estavam vazios e o carro inativo na beira da estrada.

Outra situação possível seria a de pessoas que ficam muito tempo sem utilizar a bicicleta e quando resolvem usá-la se deparam com pneus vazios e, na ausência de uma bomba, ficam impedidos de utilizar o equipamento.

4. OBJETIVOS DO PROJETO – Gerais e Específicos.

Diante as situações problema a MANGUEIRA NIVELADORA DE PRESSÃO projetada pelo grupo tem o intuito de resolver certos incomodos inesperados que podem atingir grande parte da população que possui automóveis, bicicletas e ciclomotores como, por exemplo, pneu murcho e/ou furado.

Seu funcionamento se baseia na seguinte dinâmica: ao conectarmos uma das extremidades da mangueira em um pneu cheio e a outra no pneu a ser enchido, a diferença de pressão fará com que o ar flua do pneu mais cheio para o mais vazio. E, através de um manômetro, poderemos ter um controle de quantas libras foram transferidas.

2 comentários:

  1. Igualar a pressão de ar no interior de dois pneus, um cheio e outro vazio, é diferente de tirar um pouquinho de ar de cada um dos outros três pneus. Mas pode ser que repetindo várias vezes a operação com um pneu, depois outro e mais outro, pode-se, afinal, chegar a um ponto em que os 4 pneus tem a mesma pressão de ar, sem se preocupar com abertura e fechamento de válvulas.

    ResponderExcluir
  2. A situação problema reside no fato de que a situação descrita pelo grupo pode acontecer às pessoas, a qualquer momento. Seria bom mudar a redação para algo mais objetivo. Tipo: é comum motoristas, motociclistas e ciclistas se depararem com uma situação em que um pneu e seu estepe se encontrem vazios, sendo impossível, na ausência de bomba de ar, o enchimento dos mesmos.
    O objetivo seria, então: construir um dispositivo de fácil manuseio que faça uma redistribuição da pressão de ar nos pneus, tirando um pouco de ar de cada um dos pneus cheios e com isso, enchendo o pneu vazio, nivelando a pressão de ar em todos os pneus do veículo, permitindo o prosseguimento da viagem até que se encontre um posto de combustível. Tal dispositivo ....
    Com isso o texto da situação problema passaria para a sessão justificativa e o texto escrito no segundo parágrafo dos objetivos seriam colocados, com mudança de redação, em materiais e métodos.

    ResponderExcluir